top of page

Pin de metal personalizado, história e curiosidades

Um antigo pin esmaltado do ČŠK Football Club de 1920

Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Lapel_pin

Pins de metal são vistos em todos os lugares hoje em dia, mas é muito interessante conhecer sua origem e transformação ao longo da história. Esses adornos, conhecidos como alfinete metálico, broche, broche de metal, distintivo de lapela entre outros, foram criados inicialmente para ser usados de forma funcional prendendo roupas ou capas e foram feitos em metal pela primeira vez na era do Bronze (3300ac).

Em 1800 aC os egípcios, embora seja reconhecido que não foram eles que inventaram esse adorno em metal, desenvolveram o processo de incrustação e esmaltação e artistas gregos aperfeiçoaram a técnica 600 anos depois.

Durante a era Bizantina entre 330 e 1450 dC os broches de metal e alfinetes esmaltados eram normalmente usados para fechar cachecóis ou xales. Os Celtas e Vikings também usavam como alfinetes fixadores no período medieval, usados por homens e mulheres nessa época. Na guerra revolucionária americana em 1775 e na guerra civil americana em 1861 surgiram os primeiros pins de metal sendo usados para identificar diferentes unidades das corporações e depois disso por políticos durante eventos, manifestações e comícios. Foi durante a primeira guerra mundial que os broches metálicos foram usados pelos soldados como símbolo de mérito e serviço, muitas vezes adornados com fitas pendentes.


Diferentes condecorações de vários países em 1890

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condecoração



Atualmente os pins de metal, broches metálicos ou alfinetes de lapela estão em toda parte e são usados das mais diversas formas e com os mais diversos objetivos.


Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Lapel_pin


A demanda por design de pins de metal inspirados em vários personagens de desenho animado como Disney até ícones da cultura Pop Coreana por exemplo, como as bandas de K-Pop tornaram os pins populares entre a geração mais jovem mas não se restringe a esse público, muitas empresas tem oferecido pins de metal aos seus colaboradores como forma de reconhecimento por algum mérito alcançado, por homenagem por tempo de trabalho na empresa ou como estimulo para atingir metas e ir colecionando pins de metal de forma desafiadora, recebendo um a cada nível ultrapassado, esses pins são conhecidos como pins multinível, onde em cada fase do projeto o colaborador recebe um pin de metal diferente.




Os pins acima foram produzidos por www.criartedesign.com.br


E ainda são usados por torcedores de agremiações, por frequentadores de igrejas, escolas, enfim, muitas e muitas possibilidades.




Os pins acima foram produzidos por www.criartedesign.com.br


Se precisar é só chamar nosso comercial que estamos prontos para te auxiliar a transformar sua ideia em um pin de metal maravilhoso.


70 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page