top of page

Mulheres Espetaculares que nos inspiram


O dia 8 de março, data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, é a nossa inspiração para o assunto desse mês. Normalmente as mulheres recebem parabéns e flores, mas seu significado vai muito além, é um dia destinado à reflexão e à luta das mulheres por igualdade e espaço na sociedade. E nós, da Criarte Design , uma empresa gerida por uma mulher e com a maioria da equipe formada por mulheres, gostaríamos de relembrar aqui neste espaço sobre essa luta e dar voz a mulheres e em especial às mulheres empreendedoras de todo o Brasil.

Quem acompanha a Criarte Design nas redes sociais vai, durante todo esse mês, conhecer histórias de mulheres que fizeram e fazem a diferença em suas áreas de atuação no nosso país. São brasileiras com histórias e talentos impressionantes, que nos inspiram todos os dias a lutar pelo nosso espaço, nossos direitos, e preservar a luta que elas mesmas já tiveram lá atrás, para que hoje possamos ter mais oportunidades.


De onde surgiu o Dia da Mulher no 08 de Março?

Existem diferentes versões sobre a origem do dia internacional da Mulher comemorado todos os anos no dia 08 de março e sempre relacionado a luta das mulheres por seus direitos.

Desde 1908 já ocorriam inúmeras manifestações feministas contra as péssimas condições de trabalho tanto nos EUA como na Europa culminando numa grande manifestação em 1917, na Rússia, quando cerca de 90 mil operárias do setor de tecelagem percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse evento ficou conhecido como “Pão e Paz” porque as manifestantes também lutavam contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Outro evento relacionado à data foi o incêndio ocorrido em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na fábrica Triangle Shirtwaist Company vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos. Após essa tragédia a legislação de segurança para incêndios foi reformulada e as leis trabalhistas foram revisadas e muitas conquistas foram adquiridas.

Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975.


A força do empreendedorismo feminino


O empreendedorismo feminino tem crescido muito nos últimos anos, mas se engana quem pensa que tudo são flores nesse universo. Os desafios enfrentados surgem não somente na dificuldade de acesso a crédito, mas também na dupla jornada que é ainda a

realidade para a grande maioria, na solidão das tomadas de decisão e algumas vezes na falta de preparo para administrar o próprio negócio, e, apesar disso, as mulheres empreendedoras se colocam cada vez mais no mercado, empregam mais mulheres e buscam rede de apoio para transformar sua realidade e impactar a sociedade que a cerca.


Os dados só confirmam essa realidade:

No terceiro trimestre de 2020 havia 25,6 milhões de donos de negócio do Brasil (empregadores + trabalhadores por conta própria, com ou sem CNPJ), desse número 8,6 milhões, 33,6% são mulheres, mas acreditamos que essa proporção deva mudar pois dados entre o último trimestre de 2015 e o segundo trimestre de 2021 o numero de empreendedoras formais cresceu 29%, enquanto no público masculino o aumento foi de 16%. (Segundo micro dados da PNADC do IBGE, 2012 A 2020, compilados pelos SEBRAE, 2021)


As mulheres Donas de Negócio (comparado aos homens):

• Têm maior grau de escolaridade - • São mais jovens - • Ganham menos - • Trabalham mais sozinhas (Conta Própria) - • Trabalham menos horas no negócio - • Estão há menos tempo na atividade atual -

• 49% são chefes de domicílio - • Empregam menos (menor proporção de empregadoras e menor número de empregados) - • Têm estruturas de negócio mais simples - • Contribuem mais à previdência na atividade atual - • Trabalham mais no setor de serviços (destaque: alojamento e alimentação)


Segundo a pesquisa do instituto rede mulher empreendedora realizada em 2019 a principal motivação para o empreendedorismo feminino são a flexibilidade de horário e tempo livre para a família pois se dedicam mais com a casa e filhos do que os homes.

Mulheres investem 24% de tempo a mais na dedicação com a família.

58% dessas mulheres trabalham em casa

54% dos negócios estão na área de serviços

57% dos negócios são MEI’S (quando formalizados)

61% dos negócios foram abertos nos últimos 3 anos

Para 38% dessas mulheres o negócio é a principal fonte de renda.


Vamos nós, mulheres e empreendedoras desse país, se inspirar nessas mulheres espetaculares e continuar acreditando na nossa capacidade de transformação para mudar essa realidade a cada dia, apoiando e valorizando o trabalho das empreendedoras que estão nosso redor, buscando uma sociedade mais justa e igualitária.

Siga a Criarte Design lá no Instagram e acompanhe essa série de posts nos nossos stories que prometem trazer muita informação. Você vai se encantar com a história de cada uma dessa mulheres espetaculares!


Fontes:

16 visualizações0 comentário
bottom of page