top of page

Da praia à piscina: dicas preciosas para criar sua coleção de moda beachwear


A Moda Praia é um mercado que representa 180 mil empregos e com faturamento total de R$ 6,1 bilhões (IEMI, 2021), sendo, portanto, muito expressivo no Brasil. Os biquínis brasileiros são referência em todo o mundo, com um design diferenciado e as famosas calcinhas mais cavadas, com exportações alcançando principalmente os Estados Unidos e Portugal (IEMI, 2017). Hoje, na busca de fugir dos padrões, as marcas brasileiras estão investindo em designs que agradem a todos os gostos e com caimento perfeito para corpos reais, trazendo inovação e diversidade para este mercado.



No ano de 2020, como já se poderia imaginar, a produção deste mercado apresentou queda em comparação com 2019, após dois anos de crescimento. Entretanto, continua a ser um mercado com grandes chances de recuperação, já que o mercado de turismo tem também boas projeções.

A moda praia vai muito além das roupas de banho, diversos outros artigos de moda são incluídos nesse segmento. Desde biquínis, maiôs e sungas, até chinelos, necessaires, bolsas, bonés e chapéus.

E sendo uma indústria têxtil bastante relevante no Brasil, é essencial se diferenciar da concorrência. Algumas formas de criar diferenciais são na escolha dos tecidos, das estampas, da padronagem, e de aviamentos e ferragens. Quando se está criando uma coleção de moda praia, é muito importante estar alinhado às tendências, mas mais que isso, é necessário sair do lugar comum com um design próprio.


A Criarte Design atua no mercado de aviamentos para moda desde 1995 e de lá para cá participamos do nascimento de muitas marcas de moda praia que hoje estão consolidadas no mercado como a BazBrasil e a Sachii Beachwear , além de marcas mais recentes que estamos vendo nascer, como a Above e a Boipeba . É sempre prazeroso participar do processo e crescimento das marcas, conseguimos perceber a dedicação, o carinho e as dúvidas que surgem durante a jornada, e dentro do possível nos empenhamos sempre em orientar todos os clientes, em busca dos melhores resultados.


Como desenvolver aviamentos personalizados para moda praia?

Para desenvolver aviamentos para moda praia é sempre importante entender a proposta e identidade que o cliente quer para a sua marca, para então contribuirmos com a criação dos aviamentos personalizados, que deverão transmitir o posicionamento da marca e conversar com os modelos criados na coleção.

Grande parte das vezes esses aviamentos são etiquetas de metal com o logotipo da empresa, mas também é bem comum a produção de ponteira para acabamento das tiras de biquínis, ou o meio de busto, sempre personalizado com o logotipo. Em alguns casos, desenvolvemos toda a coleção de ferragens e a marca já entra no mercado com metais personalizados que valorizam ainda mais os produtos e trazem um diferencial diante dos concorrentes.


O que preciso saber antes de produzir ferragens personalizadas de beachwear?

- Banhos

Nossa equipe sempre orienta nossos clientes sobre as diferenças dos banhos das peças.

Por exemplo, se o cliente quer um banho na cor dourada, nossa sugestão é o banho ouro, que vai ter uma garantia de maior durabilidade quanto à oxidação do acabamento, diferente do que acontece no banho latonado, que apesar de parecido esteticamente, em contato com cloro ou água do mar pode oxidar e deixar as peças manchadas muito rapidamente. Essa observação serve também para o banho ouro rosê, que também possui maior durabilidade que o banho de cobre brilhante.

Os outros banhos da nossa cartela não exigem esse cuidado, ficando livre a escolha para nossos clientes. Com essas informações, você já consegue garantir que seus aviamentos de metal para sua coleção de moda praia transmitam a identidade da sua marca com qualidade e design.


- Tamanho e Layout

Outro cuidado na hora de desenvolver as peças está relacionado ao tamanho e layout. Muitas vezes o cliente não sabe o tamanho ou layout que quer, e nesse momento nós orientamos e apresentamos sugestões de layout e tamanho a partir do logotipo do cliente. A Criação do layout é uma cortesia que oferecemos aos nossos clientes a partir do fechamento do pedido, necessitando apenas do logotipo.


- Espessura e Aplicação

As ponteiras de metal e meio de busto exigem um cuidado especial, já tivemos clientes que quase compraram esses produtos no tamanho errado por não saber a espessura correta que o furo precisa ter. Sempre que necessário nós orientamos o cliente sobre as medidas adequadas de furo, e medidas interna e externa, para que o processo de produção do cliente flua de maneira adequada.



Mais do que produzir aviamentos personalizados, a Criarte Design oferece um atendimento diferenciado que busca auxiliar o cliente para uma compra que atenda suas necessidades reais. Nosso objetivo principal é oferecer soluções, o produto é consequência disso! Vem criar com a gente!




43 visualizações0 comentário
bottom of page