top of page

Como você motiva seus colaboradores?

Atualizado: 3 de mar. de 2022

Motivar funcionários não é gasto, é investimento!

Quem não gosta de trabalhar em um ambiente harmonioso e se sentir valorizado? Se você é empresário, líder de uma equipe ou trabalha em um departamento de recursos humanos, já deve saber melhor que ninguém que a motivação de seus colaboradores pode gerar uma maior produtividade deles, desenvolvendo melhores resultados para a empresa.

Motivar a equipe é sempre um desafio para a liderança, pois afinal cada colaborador é um ser único com necessidades e desejos individuais. Entretanto, é possível desenvolver estratégias amplas que irão incentivar a equipe.

Veja abaixo 4 ideias fáceis e de baixo custo para aplicar ainda em 2022 na sua empresa e motivar sua equipe!


1- Campanhas Solidárias

Campanhas sociais costumam unir a equipe em prol de um bem maior! Isso porque a empresa como um todo se envolve com a comunidade, trazendo soluções e auxílio para problemas sociais ou até mesmo ambientais.

Seja uma campanha de conscientização de alguma enfermidade , um dia doando brinquedos para crianças, a arrecadação de alimentos para famílias em situação difícil, o importante é a empresa buscar uma causa que realmente faça sentido para sua equipe, e que torne essa campanha um marco no dia-a-dia dos colaboradores.

Para envolver as pessoas ainda mais nessa causa, a dica é produzir pins personalizados para a campanha, os quais os colaboradores que participarem irão ganhar e até mesmo colecionar! Já imaginou que bacana colecionar pins de diferentes campanhas solidárias?


2- Aniversário da Empresa

A empresa está fazendo 5, 10, 15, 20... 50 anos? Esse é um marco muito especial, que merece diversas comemorações! Criar um logo personalizado para o aniversário da empresa, com diferentes comemorações e eventos durante o ano todo, faz com que o colaborador se torne parte dessa história! Afinal, quando a empresa fizer 25 anos, ele pode dizer que estava lá no aniversário de 20 anos, né?

Esse tipo de ação tem o poder de motivar os funcionários pois eles se sentem parte de uma família, parte de uma história. Além de eventos, os brindes podem ser aliados importantíssimos nesse momento. Você pode produzir chaveiros , pins , e até mesmo ímãs de geladeira totalmente personalizados com o aniversário da empresa. Sua equipe vai amar!


3- Cumprimento de Metas

Os pins de graduação motivam e estimulam o interesse em alcançar as metas estabelecidas para a empresa, principalmente no departamento comercial onde as vendas são mensuradas mês a mês!

A ideia aqui é premiar colaboradores de acordo com o cumprimento de suas metas. Muitas vezes premiações simbólicas ficam muito mais na memória que o bônus ou comissão em si, pois dinheiro o funcionário irá gastar, mas o pin de metal , por exemplo, ele irá guardar para a vida toda!

Claro que as duas premiações, a financeira e a simbólica, aliadas, motivarão duplamente o colaborador!


4- Aniversário por tempo de serviço

Se o seu objetivo é reter talentos, que tal comemorar e premiar cada colaborador que estiver na empresa há mais tempo? Você pode criar diferentes brindes e prêmios dependendo do tempo de empresa. Por exemplo, a cada 5 anos de empresa, o funcionário pode ganhar um bônus no final do ano, que pode ir aumentando gradativamente o valor.

Além da premiação financeira, você também pode desenvolver brindes personalizados para esses aniversários. Tenho certeza que o seu colaborador vai querer desfilar pelos corredores da empresa com um pin de tempo de casa que só quem tem 5 anos de empresa possui!


Pode parecer simples e pequeno, mas os brindes personalizados marcam momentos de interação entre a equipe, e são uma solução de custo baixíssimo que pode gerar resultados elevados.

Na Criarte Design você pode produzir pins, medalhas, chaveiros, ímãs, e outros brindes de metal personalizados para a criação de campanhas a ações de motivação para a sua equipe. Entre em contato conosco para fazer seu orçamento!

10 visualizações0 comentário
bottom of page