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Como fazer pin de metal personalizado?

Atualizado: 20 de set. de 2021


Os pins esmaltados estão em alta no mundo da moda, e a tendência é seu uso crescer ainda mais. Temos acompanhado empreendedores de todos os lugares do Brasil querendo aprender a produzi-los por conta própria e aproveitar a oportunidade de entrar nesse mercado.


Os pins são muito procurados por designers de todas as áreas, estilistas, fandom, clubes, empresas e grupos que desejam exprimir sua paixão em comum através de pins de metal personalizados. Os pins metálicos são utilizados por designers de moda para agregar valor a peças ou coleções inteiras, incluindo um detalhe que fará toda a diferença.


Por serem personalizáveis, os pins de metal podem ter qualquer tipo de design ou arte, incluindo ilustrações, logotipos de marcas e qualquer desenho que vier à mente. Isso porque o formato deles é produzido através de metal derretido, que dá ao pin de metal a forma desejada, além da possibilidade de incluir cores em sua esmaltação. Os pins podem ser inseridos em jaquetas, bolsas e mochilas, peças em jeans, chapéus e bonés, estojos e necessaires, e por aí vai. Muitas pessoas hoje em dia se tornaram colecionadores desses itens.


Neste artigo disponibilizamos um passo a passo para ajudar você que quer vender pins personalizados e exclusivos, com um guia de design e fabricação de pins de metal.


Como Começar


O primeiro passo para todo novo projeto é sempre a pesquisa.

Se você já tem um negócio de moda ou confecção e chegou até aqui pois está buscando um detalhe especial para sua coleção, então provavelmente você já iniciou sua pesquisa. Se você chegou até aqui em busca da oportunidade do crescimento do mercado de pins de metal no Brasil e quer abrir um novo negócio, também deve começar com pesquisas.

Após as pesquisas, você irá criar os pins e depois produzi-los. Portanto, este será o seu passo-a-passo:


1- Encontre um Nicho de Mercado

2- Conheça e defina o Público-Alvo

3- Crie seus Designs

4- Faça seus Pins


Para sua sorte, logo abaixo detalhamos todos esses quatro itens para facilitar seu trabalho!


1. Encontre um Nicho de Mercado

Os pins de metal são produtos que podem atender a uma infinidade de nichos diferentes. Como já dissemos, pode ser um detalhe em um produto já existente, como por exemplo em peças de roupas e acessórios, e pode também ser um produto vendido separadamente por uma marca. Também pode ser entregue como um brinde para clientes, para colaboradores, para equipe de vendas, além da possibilidade de abrir uma loja online que vende apenas pins metálicos de diferentes desenhos.


De qualquer forma, é importante pesquisar para descobrir qual o nicho de mercado que você irá atender. Através de pesquisas, é possível conhecer oportunidades de mercado, nichos que ainda são pouco trabalhados, ou necessidades e demandas que as pessoas têm e nenhuma empresa supre ainda.


Abaixo listamos algumas ferramentas que poderão auxiliá-lo na descoberta de novos nichos:


· Reddit : utilizando ferramentas como o Reddit List, você poderá descobrir as comunidades mais ativas no Reddit. O Reddit é o local de encontros e painel de mensagens de algumas das maiores subculturas do mundo, o que simplifica a pesquisa e validação dos públicos de nicho.

· KW Finder : outra forma de avaliar a demanda e o interesse é através do uso do KW Finder para descobrir a frequência com que as pessoas estão buscando no Google por termos relacionados ao seu nicho-alvo.

· Google Trends : você também pode utilizar o Google Trends para obter um resumo mais genérico sobre o volume de buscas globais. Embora o Google Trends não seja tão aprofundado quanto as outras duas opções, ele poderá ajudá-lo a determinar rapidamente a viabilidade de um nicho.


Após essa pesquisa, você provavelmente identificará alguns nichos. Antes de fazer sua escolha, faça a você mesmo essas perguntas:

- Esse nicho é único e bem segmentado? Para ser um nicho, ele não pode abranger um público muito amplo.

- É um nicho que continuará existindo por bastante tempo? Tome cuidado para não estar buscando atender um nicho de modismo passageiro.

- O público-alvo desse nicho é engajado? Você não conseguirá divulgar e conquistar um público que não é ativo.

- Seu nicho é escalável? Mesmo que você comece atendendo um grupo pequeno, como por exemplo um fandom, o seu negócio precisa ter como crescer, ou será sempre um negócio pequeno. É importante analisar se seu nicho tem esse potencial.

- Existem influenciadores no seu nicho? Procure por pessoas chave no segmento e pesquise o conteúdo delas. Além de ter muitas ideias, você ainda pode conhecer um ótimo canal para endossar sua divulgação.


2. Conheça e defina o Público-Alvo

Agora que você decidiu seu nicho de mercado e pesquisou muito sobre ele, você com certeza identificou um perfil em comum entre os potenciais clientes do seu negócio. Mesmo que o perfil já esteja bem claro na sua cabeça, colocar no papel e definir quem é seu público-alvo fará toda a diferença. Principalmente quando você for definir o canal de vendas e fazer a divulgação do negócio, será essencial conhecer a fundo o perfil desse público.


Na hora de definir o público-alvo, segmente através das seguintes variáveis:

· Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;

· Demográfica: idade, gênero, tamanho da família, ciclo de vida familiar (solteiro, casado com/sem filhos etc.), renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, geração, religião, raça, nacionalidade;

· Psicográfica: estilo de vida, personalidade (sociável, autoritário, conservador etc.), valores, interesses, preocupações;

· Comportamental: status de usuário (regular, em potencial, ex-usuário etc.), intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão (alheio, informado, interessado, intencionado etc.), sensibilidade ao marketing (qualidade, preço, promoção etc.), motivação (economia, conveniência, prestígio etc.).


Definindo seu público-alvo, você identificará com facilidade qual o melhor canal de venda e as melhores formas de divulgação, pois saberá exatamente quais seus hábitos e gostos.


3. Crie seus Designs

Agora que você já definiu para quem venderá seus pins esmaltados, você deve decidir como será efetivamente o visual desses pins.


Existem duas opções nesta etapa: Você pode criar você mesmo o design ou pode contratar um designer para criar para você.


Se você escolher a primeira opção e não tiver habilidades de design, nós vamos ajudá-lo. Você pode entrar em contato com nossa equipe de atendimento , que irá auxiliar você a transformar sua ideia em arte!


Caso prefira criar sozinho, algumas ferramentas podem ser utilizadas:

· Pixlr

· GIMP

· Canva


Mas se você escolher a segunda opção, há uma grande variedade de artistas talentosos com quem você pode se conectar. Existem alguns sites que podem te ajudar a encontrar esses profissionais:

· Fiverr

· Upwork


4. Faça seus Pins

Com o design pronto ou não, você deverá localizar um fabricante que seja capaz de pegar suas ideias e transformá-las em pins esmaltados.


O primeiro passo é procurar por um fornecedor. Mesmo o empreendedor mais experiente precisará de uma indústria especializada na fabricação de pins personalizados para apoiá-lo neste momento.


A Criarte Design está no mercado desde 1995 fabricando pins esmaltados de metal para todas as necessidades, com qualidade incomparável e atenção aos detalhes.

Envie uma mensagem pra gente por e-mail comercial@criartedesign.com.br

ou whatsapp, nossa equipe tem a expertise necessária para ajudar você nesse novo projeto.


O segundo passo é especificar como você quer que seja o seu pin de metal esmaltado. É importante que você saiba a quantidade que deseja produzir, quais cores gostaria na sua esmaltação e qual banho você quer que o metal leve.


A quantidade mínima para fabricação de pins de metal na Criarte Design é de 100 unidades.

Temos disponíveis diversos banhos e acabamentos, veja todas as opções aqui .

Fazemos envios para todo o Brasil, consulte as opções de entrega!



Pronto! Agora que você já sabe como fazer seus pins esmaltados de metal, é só começar!


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