top of page

Pin laço - A história das Campanhas e o calendário anual

Atualizado: 16 de jan.



As campanhas de laços hoje já são mais que conhecidas por todo mundo. Sabemos que eles simbolizam luta e esperança de causas importantíssimas. Hoje, temos mais que uma campanha de laço por mês, e são utilizados laços de diferentes cores para cada uma delas. Mas você já se perguntou de onde vem esse símbolo?

Nós nos perguntamos. Como produzimos muitos pins de laços para diferentes campanhas de conscientização, nos questionamos sobre a origem dessa simbologia. E a história é tão bonita que achamos interessante compartilhar com vocês!


História do Laço


Tudo começou lá em 1979, quando 52 norte-americanos foram reféns por 444 dias após a tomada da embaixada americana em Teerã, por um grupo de militantes a favor da Revolução Iraniana. O marido de uma americana chamada Penney Laingen era um dos reféns. Penney pendurou laços amarelos em árvores, com o objetivo que seu marido voltasse para casa. A história conta que a idéia que Penney teve veio a partir de uma música chamada “Tie a Yellow Ribbon Round the Ole Oak Tree”, gravada por Tony Orlando, que falava de um prisioneiro que, após 3 anos, estava livre e havia mandado uma carta para a companheira pedindo para que ela amarrasse laços amarelos em uma árvore caso o quisesse de volta. Quando o ex-prisioneiro chegou a sua cidade, se surpreendeu ao ver vários laços amarelos amarrados às árvores!

Mas foi em 2 de junho de 1991 que o laço foi utilizado pela primeira vez como sinal de alerta em uma campanha. O grupo ativista Visual AIDS distribuiu o laço vermelho por lembrar a cor do sangue e, também, como uma alusão à paixão, em uma campanha de conscientização contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) nos EUA. A ideia foi um sucesso!


Mas o mais interessante de toda essa história, é que quase simultaneamente diferentes pessoas em diferentes locais tiveram a mesma ideia!

A Susan G. Komen Breast Cancer Foundation vinha distribuindo viseiras cor-de-rosa nas suas corridas em prol da cura do câncer de mama desde o final de 1990. Além de viseiras, distribuiu laços cor-de rosa durante a corrida de 1991, em Nova Iorque.

Na Califórnia, uma senhora chamada Charlotte Haley, de 68 anos, havia perdido a avó com câncer de mama e possuía a irmã e a filha com câncer de mama. Na sua sala de jantar, no ano de 1991, Charlotte confeccionou laços na cor pêssego; em cada pacote com 5 laços, ela colocava um bilhete dizendo que “O orçamento anual do Instituto Nacional de Câncer dos EUA é de U$ 1,8 bilhões e apenas 5% são destinados à prevenção do câncer. Ajude-nos a acordar os legisladores e a América usando esse laço”.

No início de 1992, Alexandra Penney, editora-chefe da revista Self, estava organizando a segunda edição anual de conscientização contra o câncer de mama, em conjunto com a vice-presidente (e sobrevivente de câncer de mama) da marca Estée Lauder, Evelyn Lauder. Penney decidiu criar um laço para a campanha, que seria distribuído junto a todos os cosméticos da marca Estée Lauder, nas lojas de Nova Iorque e, após, de todos os Estados Unidos.

Após a popularização da luta contra o câncer de mama e o laço cor-de-rosa, e da prevenção à AIDS e o laço vermelho, outras cores passaram a ser usadas para representar a luta contra os demais tipos de tumores, bem como prevenção e conscientização de outras causas.


Para cada luta, uma cor, um mês e um olhar cuidadoso

Atualmente, temos um calendário completo com diferentes causas e diferentes cores de laço para cada uma delas. Alguns meses possuem mais de uma causa como alerta. Veja abaixo o calendário completo, e programe-se!




  • Janeiro: Branco e Roxo

Branco: Saúde mental – Conscientização sobre a importância da saúde mental e prevenção ao adoecimento.


Roxo: Hanseníase – Lei Federal 12.135 de 2009 instituiu o último domingo de janeiro como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

  • Fevereiro: Roxo e Laranja

Roxo: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer - As três doenças tem características distintas e são incuráveis. As ações ressaltam a importância do diagnóstico precoce e o tratamento correto.


Laranja: Leucemia - Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) essa doença maligna, que possui 12 tipos, é a 9º mais comum em homes e a 11º entre mulheres.



  • Março: Azul Marinho e Vermelho


Azul Marinho: Câncer colorretal - Em 27 de março ocorre o Dia Nacional de Combate ao Câncer do Intestino e, por isso, o mês é utilizado para conscientizar a população através dessa campanha.


Vermelho: Câncer de rim – Essa doença maligna ocupa a terceira posição entre as doenças mais frequentes do aparelho geniturinário.



  • Abril: Verde, Azul claro e Quebra-cabeça

Azul Claro: Conscientização sobre o Autismo - Em 2 de abril é celebrado o Dia mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). As campanhas de conscientização do Autismo visam dar visibilidade ao transtorno e promover o auxílio aos portadores. O laço quebra-cabeça também é muito utilizado nesta campanha.


Verde: Segurança e Saúde no Trabalho - As campanhas realizadas nesse mês visam conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no exercício das suas funções.


  • Maio: Amarelo, cinza e laranja


Amarelo: Segurança no Trânsito – A campanha de conscientização é necessária, pois, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil a cada hora são registradas 5 mortes por acidentes de trânsito.


Cinza: Câncer de cérebro - As ações realizadas no mês de maio possuem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o tema e alertar sobre a importância do reconhecimento precoce da doença.

O câncer cerebral está entre os 10 tipos que mais causam óbitos e, segundo dados do INCA, é responsável por 4% das mortes por câncer no Brasil.


Laranja: Abuso de crianças e adolescentes - O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Por isso, a campanha maio laranja promove a conscientização para o combate desse problema na sociedade.

A cor laranja foi escolhida para essa ação, pois faz referência à coloração da gérbera, uma flor comum no Brasil e que representa a fragilidade e vulnerabilidade.


  • Junho: Vermelho e verde


Vermelho: Doação de Sangue - Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data promovida pela ONU em 2005. Por isso, esse mês foi escolhido para incentivar a doação de sangue.


Verde: Prevenção ao meio ambiente: O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e, por isso as ações nesse mês são voltadas para a conscientização e prevenção do meio ambiente.


  • Julho: Amarelo e verde

Amarelo: Combate às hepatites virais - A campanha de conscientização ocorre nesse mês pois o dia 28 de junho abriga o Dia Mundial da Luta Contra as Hepaties Virais, data criada pela ONU em 2010. Segundo o Ministério da Saúde, entre 1999 e 2018 mais de 600.000 casos foram registrados para as hepatites A, B e C.


Verde: Cancer de cabeça e pescoço - O câncer em órgãos dessas regiões acomete principalmente os homens e é um dos tipos que mais causam óbitos no Brasil.


  • Agosto: Dourado e verde claro

Dourado: Aleitamento materno - A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como "padrão ouro" e no dia 1º de agosto é comemorado o dia mundial da amamentação. A OMS recomenda o aleitamento materno de forma exclusiva até os 6 meses.


Verde Claro: Combate ao linfoma - A campanha instituída pela OMS visa conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença que apresenta mais de 40 tipos. No Brasil, segundo o INCA, 4.000 mil morrem por ano devido a essa doença e o número de pessoas acometidas pela enfermidade dobrou nos últimos 20 anos.


  • Setembro: Amarelo e verde

Amarelo: Setembro amarelo é uma campanha iniciada no Brasil em 2015, cujo mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. De acordo com dados da OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo e essa é a segunda causa que mais mata jovens no país.


Verde: Doação de órgãos - 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãso e as ações nesse mês visam esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras.


  • Outubro: Rosa

Rosa: Câncer de Mama - O laço rosa, símbolo da campanha, representa a luta contra o câncer de mama. Esse tipo de câncer é uma das doenças que mais se manifesta em mulheres no Brasil e no mundo.


  • Novembro: Azul


Azul: Combate ao câncer de próstata - Esse tipo de câncer é a segunda causa que mais gera mortes entre homens. A campanha de conscientização foi realizada pela primeira vez em 2011 no Brasil, iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL)


Azul: Diabetes - Como o dia 14 de novembro abriga o Dia Mundial do Diabetes, esse mês também é utilizado para ações de esclarecimentos sobre o tema.Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, no Brasil, houve um aumento de 60% no diagnóstico de pessoas com diabetes.


  • Dezembro: Vermelho e laranja


Vermelho: Aids - Como o Dia Internacional da Luta contra a AIDS é celebrado em 1 de dezembro, as campanhas de conscientização e esclarecimentos sobre a doença são realizadas nesse mês. Embora o número de casos mundialmente apresente diminuição, no Brasil houve um aumento de 21% nos casos de infecções no período entre 2010 e 2018.


Laranja: Câncer de pele - O mês de dezembro utiliza a cor laranja na campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção contra o câncer de pele desde 2014. Esse tipo de câncer é o que mais afeta pessoas no Brasil e no mundo, sendo registrado só no país 180 mil novos casos por ano. A principal causa do tumor é o excesso de exposição ao sol, especialmente em pessoas acima dos 40 anos.


Na Criarte Design você pode produzir pins de laços com cores para todos os meses. É possível encomendar a produção de cartelas completas para que sua equipe utilize um laço a cada mês com uma cor diferente para conscientizar os colaboradores e até seus clientes sobre essas causas tão nobres!


Entre em contato conosco para saber como podemos auxiliá-lo a preparar essa campanha que vai motivar seus funcionários e fazer a diferença principalmente para cada pessoa que se encontra no centro dessas causas!










254 visualizações0 comentário
bottom of page